Casa ou Apartamento: qual é a melhor opção na hora de comprar um imóvel?

20 de setembro de 2023 /

Casa ou Apartamento: qual é a melhor opção na hora de comprar um imóvel?

Casa ou apartamento? Na hora de comprar um imóvel, a maioria das pessoas passa por esse mesmo conflito. Cada escolha tem suas vantagens e desvantagens, sendo necessário avaliar muito bem qual tipo de imóvel é mais adequado as suas necessidades.

Todo brasileiro tem um sonho: o imóvel próprio. Tem gente que já sabe: casa! Outras pessoas também tem sua certeza: apartamento.

No entanto, muita gente tem a dúvida: casa ou apartamento?

Alguns priorizam mais espaço, a vizinhança, a privacidade. Outros priorizam menos espaço, a segurança, áreas de lazer.

Um dos principais fatores que interferem na escolha do tipo de moradia é a capacidade financeira. Por isso, o primeiro passo para adquirir um imóvel é planejar-se financeiramente!

Então, é hora de pensar nas suas demandas, para decidir qual tipo de imóvel é melhor:

  • Tem filhos?
  • Viaja muito?
  • Vai morar sozinho?
  • Tem carro ou bicicleta?
  • Pretende casar e ter filhos?
  • Tem animais de estimação?
  • Vai morar com a namorada?
  • Se divorciou e precisa de um lugar só seu?
  • Os filhos cresceram e você quer mudar de ambiente?

Avaliar a sua rotina e estilo de vida, dentro do seu orçamento, é o ponto focal para fazer uma escolha sábia do tipo de imóvel que mais combina com você. 

SAIBA MAIS -> 6 dicas para você comprar o primeiro imóvel

Sendo assim, se você não sabe como começar a analisar os pontos fortes e fracos entre casa ou apartamento, continue a leitura!

Vantagens de morar em APARTAMENTO

  • Mais segurança

Portaria Virtual | Fechadura eletrônica | Câmeras de segurança | Reconhecimento Facial | Elevadores inteligentes | Sistema de reconhecimento de placas de veículos

Esses são só alguns dos dispositivos de segurança usados para proteger condomínios verticais. Portanto, morar em apartamento significa ter muito mais segurança do que em uma casa.

Aliás, durante a escolha entre casa ou apartamento, o principal fator que leva as pessoas a escolherem apartamento é justamente a segurança. 

  • Praticidade

Primeiramente, na hora da faxina, o que é mais fácil de limpar e organizar: casa ou apartamento? 

Apartamento, claro! Afinal, não há quintal ou garagem para limpar, apenas os cômodos da unidade, já que todas as áreas de lazer e comuns são limpas por funcionários terceirizados. 

Além disso, se você optar por um apartamento compacto e funcional, todos os móveis já são instalados para te dar a praticidade que o seu dia a dia necessita, sem itens a mais que você não usa e só ocupam um espaço desnecessário.

  • Fácil acesso

Além da segurança, muita gente também escolhe morar em apartamento devido à mobilidade e o fácil acesso para várias regiões da cidade. 

Afinal, grande parte dos condomínios verticais estão localizados em regiões privilegiadas, em vias de fácil acesso, seja perto de metrô ou de linhas de ônibus, evitando que você tenha que fazer um deslocamento maior para chegar no trabalho ou em outros lugares.

  • Mais qualidade de vida

Lembra da localização privilegiada? Então, isso significa que a região tem uma infraestrutura completa com tudo o que você precisa para viver com mais qualidade de vida!

Assim, fica fácil encontrar restaurantes, farmácias, bancos, supermercados, escolas, entre outros serviços.

No entanto, em relação ao condomínio, a qualidade de vida é inquestionável! A maioria dos condomínios tem lazer completo, o que inclui: piscina, churrasqueira, salão de festas, espaço gourmet, quadra poliesportiva, brinquedoteca, academia, playground, entre outras áreas.

  • Mais economia

Ao morar em apartamento, você tem que pagar a taxa condominial todo mês? Sim.

Apesar disso, ao escolher apartamento você tem mais economia, sim, porque essa taxa já inclui serviços de manutenção e lazer.

Ou seja, na hora que algum problema surgir em casa, como uma torneira quebrada, você pode chamar o zelador para resolver. Além disso, em dias de calor você pode aproveitar a piscina, não precisa pagar mensalidade na academia (pois tem uma no condomínio) e as crianças têm várias áreas de lazer para gastar energia e se divertir!

Desvantagens de morar em um APARTAMENTO

  • Regras

Em casa, as regras são suas. Em condomínio, não.

Existe uma convenção e regimento, baseados em leis, que determinam as regras de convivência para que todos vivam com respeito e harmonia.

Portanto, mesmo que você não goste, tem que seguir as regras e, se não o fizer, pode sofrer multas ou ficar impedido de usar as áreas comuns. As mesmas punições valem para quem não pagar a taxa de condomínio. 

Além disso, também há regras sobre reformas. Você não pode fazer o que quiser, a hora que quiser. É necessário obter autorizações e se atentar ao que pode e o que não pode na hora de reformar.

  • Menos privacidade

Já ouviu dizer que “as paredes têm ouvidos”? Pois é, em alguns empreendimentos é assim mesmo e tudo o que você conversa o vizinho do lado escuta e vice-versa.

Vantagens de morar em uma CASA

  • Espaço

Na hora de escolher entre casa ou apartamento, todas as pessoas que priorizam mais espaço sempre escolhem uma casa. É certo que alguns apartamentos também têm uma metragem maior, porém o preço não se compara ao de uma casa.

Sendo assim, quem tem filhos e animais de estimação pode preferir uma casa para ter mais liberdade de ir e vir, e não se preocupar em incomodar os vizinhos com o barulho. 

  • Versatilidade 

A casa, aliás, é um imóvel versátil e você pode morar nela e ter ali a sua empresa em um escritório anexo ou na garagem. Na hora de fazer mudanças estruturais, como implantar mais um quarto, só basta autorização da Prefeitura para mudar a planta do imóvel.

  • Garagem

A garagem também é um ponto que desperta a atenção de quem prefere morar em casa. Ao contrário de muitos empreendimentos verticais, inúmeras casas permitem estacionar mais de um carro, um ponto positivo se a família tiver mais de um veículo.

Desvantagens de morar em uma CASA

  • Custo elevado

Apesar de não haver a obrigação de pagar taxa condominial, com possibilidade de usar esse dinheiro para outras despesas, morar em casa também significa ter um custo de vida mais elevado devido às despesas com manutenção e reformas e até com sistemas de segurança. Ao morar em apartamento, todas essas despesas são divididas entre todos os proprietários, já na casa, você terá que arcar com os custos sozinho.

  • Menos segurança

A não ser que você invista em um sistema de segurança eficiente, morar em casa significa menos proteção do que em um condomínio vertical. E, se você é uma pessoa que viaja muito, nem que seja apenas aos fins de semana, sua residência já se torna mais vulnerável para a ação de bandidos.

E então, casa ou apartamento? Eis a questão…

A escolha é difícil e demanda muita cautela, mas, se você optar por morar em apartamento, temos mais uma missão para você: entender qual tipo de apartamento mais se adequa as suas necessidades. 

Confira aqui os principais tipos de apartamentos e escolha o que mais combina com você.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

2  +  8  =